imagem /imagens/029.jpg
Ruiz Filho Advogados atua exclusivamente na área da advocacia criminal, especialidade a que seus integrantes vêm se dedicando durante anos de militância e de estudo continuado.

Relacionar todas as áreas em que se pode atuar nesse ramo do Direito é tarefa quase impossível nos dias de hoje. Isso decorre do fenômeno que Jesus-Maria Silva Sánchez, importante penalista contemporâneo, denomina “expansão do Direito Penal”, tema que está no centro das discussões jurídicas em todo o mundo.

O Direito Penal, que tradicionalmente sancionava condutas lesivas reconhecidas pela sociedade, dedicando-se, especialmente, a relações interpessoais, transformou-se em poderoso instrumento de intervenção estatal, ampliando-se muitas vezes de maneira surpreendente ao senso comum, ainda condicionado a noções conservadoras de criminalidade.
Há algum tempo já está consagrada a tutela penal dos interesses difusos e do Direito Penal Empresarial, originando novos focos de criminalização como, por exemplo, meio ambiente, relações de consumo, ordem econômica, sistema financeiro etc.

No Brasil, esse movimento acelerou-se a partir do final da década de 80, quando a produção de leis penais especiais deu origem a verdadeira inflação legislativa. Por mais criticável que seja essa tendência, todos precisam adaptar-se, inclusive no meio empresarial – alvo constante de novas leis.

Atento a essa realidade, Ruiz Filho Advogados presta serviços em todo o âmbito do direito criminal, estando apto a enfrentar as mais diversas situações, em prol dos interesses e direitos do particular e da empresa.